segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Dicas de Culinária

Olá meninas, como vão ? 
O post de hoje está ótimo, cheio de dicas simples e que fazem  maior diferença. Espero que possam aproveita-lás no dia-a-dia.
Bjks e até o próximo post!!!!

Alho: Exagerar no alho ao cozinhar e se arrepender depois tem solução: coloque na panela alguns talos de salsinha e leve novamente ao fogo, para que o gosto do alho seja absorvido
Baba de Quiabo: Para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe
Cenouras e Aipos: Para resolver o problema de cenouras e aipos meio murchos, mergulhe-os em água gelada misturada com uma colher de chá de mel por uma hora. Escorra e seque levemente depois 
Batata frita sequinha:  Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha. 
Cheiro de fritura: Frituras deixam um cheiro desagradável que fica impregnado na cozinha. Para remediar, coloque meia colher (chá) de canela em pó em uma frigideira seca, aqueça e deixe alguns minutos. O cheiro desaparece e o aroma de canela perfuma a casa por um bom tempo. 
Purê: Quando o purê fica muito aguado, basta salpicar a mistura com um pouco de leite em pó. 
Congelamento de Crepes e Panquecas: Intercále-os com papel impermeável, embrulhe em um papel alumínio na quantidade que irá utilizar e congele. 
Couve Flor: Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozimento.
Cogumelos Frescos: Para manter os cogumelos frescos, embrulhe-os em um saco de papel pardo, cortando-os depois em tiras finas. 

Farinha de Trigo: Pode ser congelada para manter o mesmo sabor e qualidade. Congele na própria embalagem ou em sacos plásticos.
Frango Empanado: Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.
Fritura: Durante o preparo de frituras, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre. Isso impedirá que a massa absorva muita gordura.
Polenta: Muitas receitas de polenta pedem água morna ou quente. Mas o segredo de uma polenta leve e sem os gruminhos é prepará-la com água fria e ir mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. O tempo de cozimento é de  40 minutos em média (para o fubá que não é pré-cozido).
Macarrão mas solto: Na hora de cozinhar, pingue algumas gotas de óleo na água. Isso impede também que a água transborde quando ferve, poupando seu trabalho
Descongelamento da Carne em Pedaços: Para descongelar carne em pedaços inteiros coloque-a embrulhada, numa vasilha com água. Coloque sal na água e no pacote e tampe por uma hora.
Ovo Gelado: Quando colocado gelado diretamente em água em ebulição, racha pela diferença de pressão. O correto é colocar o ovo em água à temperatura ambiente e levá-lo ao aquecimento lento. Como referência, saiba que, no instante em que a água entrar em ebulição, um terço da clara já esta coagulada.
Cenoura: A principal riqueza nutritiva da cenoura é o caroteno, um elemento que durante a digestão se transforma em vitamina A, muito importante para os olhos, a pele e as mucosas. Também é um alimento ótimo para regimes porque não tem gorduras. Por ser um legume tão rico, recomenda-se o consumo de pelo menos duas cenouras médias por semana.
Raspas de Limão e Laranja: Congele as frutas e, na hora de utilizá-la rale a quantidade pedida pela receita
Tripinha do Camarão: Tirar a tripinha preta que envolve o dorso dos camarões não é terefa fácil , mas se você deixá-las de molho por meia hora em água fria com vinagre e limão seu trabalho será menor.
Tomates Congelados: Congele os tomates inteiros, um a um. Depois de congelados coloque-os num saco plástico. Quando for usá-los, retire-os do freezer e com uma faca tire a pele imediatamente debaixo de água corrente. É que, assim, ela sairá facilmente e o tomate poderá ser usado para molhos e refogados.
Biscoito Grudado: Se os biscoitos grudarem na assadeira, coloque-os sobre a chama do fogão durante alguns segundos. Eles soltarão facilmente.
Untar Assadeira: Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.
Bolo Queimado: Se o bolo que deu tanto trabalho queimou, não se desespere: passe um ralador de queijo côncavo na parte queimada até retirar a crosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário