domingo, 11 de outubro de 2009

Bordado

Oi Bordadeiras!!!!
Bom hoje começo nosso primeiro post sobre bordado. Então vou postar os princípios básicos do bordado.
  • Primeiro de tudo é ter PACIÊNCIA, e não menos importante, não ter dó de DESMANCHAR a quantidade que for necessária. Pois nenhum, absolutamente NENHUM bordado fica bonito com erros.
  • Segundo passo é montar sua caixa de linhas, que deve conter cores básicas, como: vermelho, verde, amarelo, rosa, marrom, azul, laranja, entre várias outras cores pásteis que com o tempo você acabar adquirindo, e acredite quando você menos esperar terá uma maleta cheia de linhas. Mas as cores fundamentais para um bordado são o preto e branco.
  • Terceiro passo é a escolha das agulhas. Esse é um tópico importante, porque isso depende muito do tamanho da etamine que você pretende usar.Existem vários modelos de agulhas, mas as que devem sempre ser usadas independentes de tamanho, são as sem pontas, porque você não vai querer fica se furando não é mesmo? Na minha opinião, as melhores agulhas são as mas finas. Um detalhe importantíssimo, NUNCA deixe sua agulha espetado na etamine por muito tempo, porque ela enferruja e certamente pode fazer com que você perca um lindo trabalho.
  • Quarto passo é como escolher uma etamine. Se você escolher uma etamine com espaço muito curto entre os furinhos, seu trabalho ficará achatado, ser escolher com espaço muito grande corre um sério risco de ficar deformado. Por isso tome cuidado na escolha ok?
  • Quinto passo é a escolha do desenho. Esse passo é onde pode explorar sua criatividade, imaginar novas opções de como usar esse bordado que você vai fazer. Aconselho que nos primeiros trabalhos, procure os mas simples com poucas variações de cores e que não seja muito grande.
  • Sexto e ultimo passo. Este é um dos mas importantes, pois é aqui que você vai fazer a moldura do seu bordado porque não adianta você fazer um bordado incrível se você não fizer um acabamento perfeito. Antes de você iniciar o bordado, alinhave por completo a etamine, para que ela não solte linhas e acabe deixando um lado menor que o outro. Para fazer o acabamento vai depender do que se prentende fazer, se for crochê faça-o bem feito, ou pode usar também tira bordada,viés e por ai vai.
Meninas por hora é só, acho que não esqueci nada, mas agora vamos por a mão na massa, o próximo post vou colocar os passos práticos.
Bjks!!!!
P.S: Já ia me esquecendo, a tesoura, que deve ser pequena e precisa, hoje você encontra tesouras específicas para bordado, mas não precisa ser essa necessáriamente, pode ser uma que corte bem e pequena. E também uma fita métrica, para poder ter mas precisão no tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário